segunda-feira, 4 de abril de 2016

Porque o dia das mentiras é todos os dias

As redes sociais são um mar de mentiras. Fingem que estão de bem com a vida quando não estão. Fingem ser amigos de quem não são, gostam do que no fundo não gostam. Mas virando o tema para para o blog: vivemos num mundo saudável.
De agora em diante nunca mais vamos ver noticias de que Portugal é um país de obesos, que comemos mal, que as crianças vão ser todas obesas e tudo o que estamos habituados a ouvir. Porque segundo o que vejo no facebook, instagram e afins, hoje em dia, toda a gente faz #healthychoices e vive uma #healthylife. 
Era tão bom que fosse verdade, eu gostava a sério, ver toda a gente saudável, a treinar, a sentir-se bem e com saúde. E assim até os preços das coisas saudáveis iam descer, o que era excelente (para mim e para quem é realmente saudável, porque para os outros que compram leite de aveia uma vez por ano só para pôr no facebook não custa muito). 
Não percebo porque é que as pessoas fingem ser o que não são, porque é que o ser saudável virou moda e não um estilo de vida, como era suposto. Já vi quem ponha uma fotografia de bolo quase todos os dias (é o pequeno almoço) mas houve um dia em que pôs uma fotografia de um batido com umas sementes e passou a viver uma #healthylife. E depois há quem entenda tanto do mundo saudável que publicou uma fotografia onde dava a entender que ia entrar em dieta mas comeu granola com grego (açucarado!) antes de se ir deitar. E aí pensei, eu não sou nutricionista, mas já perdi peso, sei que comer granola antes de ir para a cama não é de todo uma boa escolha, se calhar digo-lhe, ela quer perder peso e tal. Passados 2 dias a mesma pessoa publicou uma foto de um bife com natas e batatas fritas ao almoço e eu pensei "deve ser a refeição da asneira", no dia seguinte fez um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, no fim do dia pôs uma fotografia do prato, porque já tinham despachado o bolo. Vá lá que não lhe pôs umas sementes por cima com o #behealthy.
Será que sou só eu que acho isto ridículo e uma falta de noção? O querer parecer uma coisa que não se é, a importância que dão às redes sociais faz-me confusão!
Actualmente há 2 mundos: o real e o das redes sociais. No das redes sociais todos são saudáveis, no real continuam a haver bifes com natas e batatas fritas. Que pena não ser ao contrário!

(Achei que este poema do Fernando Pessoa se enquadrava bem no tema, pena não se emagrecer através das redes sociais, mas há sempre filtros e cenas a safar a coisa)

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente 
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente." 

Autopsicografia, Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário