segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A dieta fracassada

Toda a gente que conheço com mais ou menos excesso de peso já tentou pelo menos uma vez na vida fazer dieta. Eu não fui excepção.
Tinha 12 anos, pesava quase 60kg e já era infeliz com o meu corpo. Fui a uma nutricionista e passados cerca de 2 anos lembro-me de pesar 47kg. "Uauuuu consegui!", pensei eu. Passado 1 ano, sem me aperceber, já estava a engordar. Não deixei de fazer uma alimentação saudável, mas perdi certos hábitos. Deixei de beber a água que devia,de comer de 3 em 3 horas, de tomar pequeno almoço e pronto, engordei. 
Achei importante partilhar isto para que quem esteja agora na fase da manutenção entenda que vida saudável não é só não comer fritos e doces e mais umas quantas coisas. Os horários, a água e o exercício são importantes para manter o peso. Eu deixei de tomar o pequeno almoço e só comia às 2h o almoço claro que o meu corpo estava desejoso de receber gordura e absorvia tudo. Com a água é exactamente a mesma coisa, estamos muito tempo sem beber, por isso, quando bebemos o corpo absorve tudo para ter reservas e daí vem a nossa amiguinha celulite.
Lembro-me de nesta fase de "gorda parte II" pensar qual seria o motivo para estar assim tendo em conta que não comia fritos nem doces e só agora, depois de voltar à alimentação saudável é que percebi que tudo é importante! Não só o que comemos mas também como comemos, quando e a que horas. É uma vida cheia de regras e ao início parece complicado, mas é tão bom quando isto se torna rotina e já é automático.
O principal problema das dietas fracassadas é também por muitas vezes fazermos uma alimentação exemplar durante a perda de peso mas quando chegamos ao peso que queríamos e voltamos a comer como antes e como não há milagres e a gordura aparece mais rápido do que desapareceu, voltamos ao mesmo sem darmos conta. O mais importante de uma dieta é pensarmos que não é uma dieta, mas sim o adoptar de um novo estilo de vida, que deve ficar connosco para a vida. Como se tivéssemos decidido tornar-nos vegetarianos. Uma pessoa que decide tornar-se vegetariana não vai mudar passado uns anos. Aqui é exactamente a mesma coisa. 
Bora ser saudáveis e felizes para sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário